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Abaixo está a orientação padrão para cadastro de novos usuários no MXM SESC:

PASSO 01: Receber solicitação formal para inclusão do usuário.


ATENÇÃO: A solicitação só deve ser aceita se for feita por usuário competente ou, ainda que seja solicitada pelo próprio usuário, seja validada por gestor da área.

Pode ser:

  1. solicitação via Jira; ou
  2. E-mail ou outro meio formal (somente para Diretoria/Presidência ou equivalentes).


IMPORTANTE: nas solicitações de tipo 2, é importante criar um Jira para documentar a operação e anexar os detalhes da mensagem recebida. Lembrar de que qualquer menção ao que o solicitante escreveu deve ser feita em 3ª pessoa ou com o uso de aspas.

Exemplo:

Abaixo estão os detalhes da solicitação feita pelo Sr. Fulano:

"Preciso que sejam criados dados de acesso ao MXM para o colaborador Sicrano."


PASSO 02: Verificar se o usuário está cadastrado no MXM


Cenário 01: se o usuário não estiver cadastrado

Prosseguir com os próximos passos.

Cenário 02: se o usuário estiver cadastrado e desativado

Buscar entender o contexto do cadastro anterior e as circunstâncias da desativação do usuário. Se houver alguma restrição para que esta pessoa acesse novamente o MXM, é necessário informar o requisitante e questionar FORMALMENTE sobre como proceder.

Se não houver restrição ao cadastro do usuário, garantir que o cadastro anterior não seja sobrescrito pelo atual, para garantir que o histórico seja mantido.

Cenário 03: se o usuário estiver cadastrado e ativo

Informar o requisitante, aguardar resposta e - se não houver novos desdobramentos -, encerrar operação.

PASSO 03: Confirmar com o Gestor ou Usuário-Chave as comunidades/acessos que devem ser liberados

Essa confirmação deve ser feita formalmente, por e-mail ou nas interações do Jira. Caso sejam recebidas de outra forma, é necessário formalizar via e-mail e/ou anexar ao atendimento.

PASSO 04: Criar usuário

É obrigatório realizar as seguintes atividades:


1 - Criar Usuário:

  1. verificar integração com o Active Directory para que o cadastro seja padronizado.
  2. avaliar se a combinação do nome/sobrenome ou outro padrão de cadastro não crie um login ou identificação constrangedora para a pessoa que receberá os dados de acesso.
  3.  


2 - Incluir as comunidades listadas pelos responsáveis no passo 03;


3 - Incluir as filiais que o usuário pode acessar:


Regras: 

Usuário Lotado nas Filiais

  • Se for solicitado perfil para fazer requisição de compra ou interna, confirmar com gestor e avaliar liberar acesso à ADM REGIONAL para conseguir consumir Atas de Registro de Preço e selecionar o Estoque Central;
  • Se for solicitado perfil financeiro para fazer lançamento, confirmar com gestor e avaliar liberar acesso à ADM REGIONAL para conseguirem acesso às contas.
  • Nos demais casos, liberar acesso somente à filial em que o usuário está LOTADO.

Usuário Lotado na Administração Regional

Se o usuário puder acessar informações das filiais
  • Liberar acesso à ADM REGIONAL e às filiais em que o usuário deve ter acesso;
Se o usuário NÃO puder acessar informações das filiais
  • Liberar acesso somente à ADM REGIONAL.



OUTRAS VERIFICAÇÕES

  • Como ainda não recebemos os dados atualizados sobre a hierarquia de cargos  e funções - e o sistema usa essa informação para compor a estrutura de aprovação das requisições -,  é necessário avaliar os impactos da posição funcional do usuário cadastrado e sua chefia imediata. Por exemplo: pela regra atual, se um diretor fizer uma requisição, ela será direcionada para aprovação do PRESIDENTE.



  • Sem rótulos