Para acessar esse recurso, primeiramente, estando na tela principal do MXM (depois de efetuar o login), clique no ícone de um "carrinho de compras" localizado na parte superior esquerda da tela, e em seguida, clique no módulo "Gestão de processos". Após isso, clique no o ícone de "engrenagens" e selecione a opção "Manutenção da requisição de adiantamento", conforme apresentado na figura abaixo: | Tipo de requisição |
Após clicar no link supracitado, será aberta a seguinte tela:
Abaixo é apresentado o passo a passo de orientações de preenchimento de acordo com o Tipo de requisição:
REQ_ADAVUL - REQ. DE ADIANTAMENTO AVULSO
Solicitação de adiantamento avulso
- Dados da requisição:
- Número: gerado automaticamente ao criar a requisição (não é necessário preencher);
- Tipo de requisição: sempre preencher de acordo com o tipo de requisição necessário para a necessidade da unidade/seção. Para este caso utilizar a “REQ_ADAVUL - REQ. DE ADIANTAMENTO AVULSO”;
- Setor: seção/unidade da solicitação;
- Empresa: sempre virá como padrão já preenchida: “21 – SERVIÇO NACIONAL DE APREND. COMERCIAL”;
- Requisitante: sempre virá com a informação do usuário logado;
- Posição funcional: sempre virá preenchido com os dados da função/lotação do usuário logado;
- Justificativa: descrever uma justificativa para a requisição. (Será criado um modelo para este campo);
- Adiantamento/Devolução:
- Fornecedor: fornecedor, seja pessoa física ou jurídica;
- Documento: verificar o que deve ser inserido nesse campo;
- Conta Corrente: verificar o que deve ser inserido nesse campo, se é alguma conta do Senac, do fornecedor ou se é para deixar em branco;
- Tipo de pagamento: selecionar o tipo de pagamento, se é boleto, se é em dinheiro, se é crédito em conta, etc.;
- Empresa: sempre virá como padrão já preenchida: “21 – SERVIÇO NACIONAL DE APREND. COMERCIAL”;
- Filial: selecionar sé é pelo regional ou por unidade, selecionando a correspondente;
- Moeda: sempre virá como padrão já preenchida: “R- REAL”;
- Histórico: verificar o que é este campo;
- Data: data da solicitação (data atual);
- Competência: data que compete o exercício do adiantamento. Ex.: data que deve constar nos registros como a data que o adiantamento foi efetivamente realizado;
- Valor: valor do adiantamento;
- Apropriação:
- Grupo de pagamento: selecionar o grupo de pagamento referente ao pagamento, neste caso o “ADIANTAMENTO AVULSO”. Obs.: Somente aparecerão os grupos de pagamento caso os mesmos estejam vinculados ao fornecedor. Fornecedor > Parametrização contábil do fornecedor;
- Fluxo de caixa: preenchido automaticamente (não alterar este campo);
- Modelo de rateio: não utilizar esse campo;
- Centro de custo: informar o centro de custo ligado a unidade/seção da requisição;
- Projeto: informar o projeto “Educacional” ou “Administrativo”;
- Valor: valor da solicitação de pagamento;
- Histórico: verificar o que é este campo;
- Centro de custo gerencial: não utilizar esse campo;
REQ_ADVIAG - REQ. DE VIAGEM
Solicitação de pedidos de diária
- Dados da requisição:
- Número: gerado automaticamente ao criar a requisição (não é necessário preencher);
- Tipo de requisição: sempre preencher de acordo com o tipo de requisição necessário para a necessidade da unidade/seção. Para este caso utilizar a “REQ_ADVIAG - REQ. DE VIAGEM”;
- Setor: seção/unidade da solicitação;
- Empresa: sempre virá como padrão já preenchida: “21 – SERVIÇO NACIONAL DE APREND. COMERCIAL”;
- Requisitante: sempre virá com a informação do usuário logado;
- Posição funcional: sempre virá preenchido com os dados da função/lotação do usuário logado;
- Justificativa: descrever uma justificativa para a requisição. (Será criado um modelo para este campo);
- Adiantamento/Devolução:
- Fornecedor: será a pessoa física ao qual se destina a diária;
- Documento: verificar o que deve ser inserido nesse campo;
- Conta Corrente: verificar o que deve ser inserido nesse campo, se é alguma conta do Senac, da pessoa ao qual se destina a diária ou se é para deixar em branco;
- Tipo de pagamento: selecionar o tipo de pagamento, se é boleto, se é em dinheiro, se é crédito em conta, etc.;
- Empresa: sempre virá como padrão já preenchida: “21 – SERVIÇO NACIONAL DE APREND. COMERCIAL”;
- Filial: selecionar sé é pelo regional ou por unidade, selecionando a correspondente;
- Moeda: sempre virá como padrão já preenchida: “R- REAL”;
- Histórico: verificar o que é este campo;
- Data: data da solicitação (data atual);
- Competência: data que compete o exercício do adiantamento. Ex.: data que deve constar nos registros como a data que o adiantamento foi efetivamente realizado;
- Valor: valor do adiantamento;
- Apropriação:
- Grupo de pagamento: selecionar o grupo de pagamento referente a requisição, neste caso o “DIARIAS DE EMPREGADOS”. Obs.: Somente aparecerão os grupos de pagamento caso os mesmos estejam vinculados ao fornecedor. Fornecedor > Parametrização contábil do fornecedor;
- Fluxo de caixa: preenchido automaticamente (não alterar este campo);
- Modelo de rateio: não utilizar esse campo;
- Centro de custo: informar o centro de custo ligado a unidade/seção da requisição;
- Projeto: informar o projeto “Educacional” ou “Administrativo”;
- Valor: valor do pedido de diária;
- Histórico: verificar o que é este campo;
- Centro de custo gerencial:
- Centro de custo gerencial: informar quais as ajudas de custo serão contempladas na diária. As opções são “01 - DIARIA”, “02 - AJUDA DE TRANSPORTE” e “03 - ADIANTAMENTO”, podendo ser escolhida apenas uma ou mais, vai depender do que será concedido ao favorecido;
- Valor: informar o valor para a ajuda de custo selecionada. Obs.: Lembrando que os valores individuais das ajudas de custo devem bater com o valor total da requisição.
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